O ano de 2006 começou muito promissor,  pude ter o prazer de fazer um grande contato através de Radioamador com a Estação Espacial Internacional. O contato foi na frequência 145.800 khz FM às 04:47 UTC em modo Packet APRS (modos digitais). Durante meses estudei com bastante empolgação a respeito de satélites, modos de comunicação, efeito doppler, técnicas para conseguir o enlace de rádio com estes satélites e resolvi iniciar os testes.

No fim do ano de 2005 foram muitas madrugadas a fio tentando o primeiro contato com a estação espacial, muitas tentativas e erro, aprendendo a interpretar os dados, coordenadas e a fazer previsões para saber o minuto exato em que a ISS estaria passando pelo meu campo de alcance, foram diversos acertos na interface de comunicação entre meu rádio e o computador, melhorias no equipamento e por muitas vezes não tive o êxito esperado. Até que certa vez depois de muito esforço e dedicação consegui sintonizar meu equipamento adequadamente e então o esperado contato com a estação. Foi um motivo de alegria muito grande e que me rendeu muitas críticas também.

Meu equipamento era muito antigo, defasado e problemático, outros radioamadores nunca acreditaram que eu poderia conseguir tal contato com esse equipamento. Acredito que esta atitude tenha mudado a cabeça de várias pessoas ao meu redor, que passaram a ouvir meus depoimentos e tentar também contatos com a ISS. Vários deles conseguiram êxito. 

Desde criança sempre fui um cara sonhador, almejava muitas coisas, ambição de vencer desafios e fazer coisas que eu gostasse. Esse foi somente um desafio, aquele marco de 2006 foi muito importante para mim, aprendi que acima de tudo devemos valorizar nosso trabalho e tornar nossas façanhas públicas, pois se você não fizer isso cedo ou tarde aparece alguem e puxa o seu tapete, levando todo o crédito em cima de todo seu esforço. 

Mas tudo bem… Vamos ao contato!!!

Este é um cartão de confirmação do meu contato com a ISS e mostra alguns detalhes técnicos. Fui escutado pelo Radioescuta PY2001SWL Fred, de Sobradinho – DF que gentilmente me enviou a confirmação.